sexta-feira, 18 de março de 2016

Conteúdos 1º bimestre/2016 - 1º ano

  • LÍNGUA PORTUGUESA (Profª Cristiane)
- Literatura da Idade Média;
- Trovadorismo – autores e obras (as cantigas);
- Humanismo;
- Renascimento;
- Classicismo;
- Letra e Fonema (fonologia);
- Semântica;
- Tipologia textual;
- Periodização literária;
- Produção textual;

  • MATEMÁTICA (Profª Maria Luiza)
- CONJUNTOS: Introdução à linguagem dos conjuntos. Conceitos primitivos. Representação de um conjunto. Conjunto unitário e conjunto vazio. Conjunto finito e infinito. Subconjuntos. Igualdade de conjuntos. Conjunto universo;
- Operações entre conjuntos;
- Conjunto diferença. Conjunto Complementar;
- Problemas sobre quantidade de elementos de conjuntos finitos;
- Conjuntos numéricos. Eixo real;
- FUNÇÕES: Gráficos de funções, Crescimento e decrescimento, Domínio e imagem dos    Intervalos;
- FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU: Definição, Gráficos, Zero da função e equação de 1º grau, Construção de gráficos, tabelas, quadros, utilizando informações do cotidiano;

  • MATEMÁTICA (Prof. ROBERT)
- Conjuntos;
- Conjuntos numéricos;
- Álgebra e matemática financeira;

  • BIOLOGIA (Prof. Kaio)
- Caracteríticas gerais dos seres vivos;
- O método científico;
- A química da vida: água e sais minerais, glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas;
- Visão geral da célula;

  • SOCIOLOGIA (Profª Ana Cristina)
- Produção de conhecimento;
- Senso comum e Senso crítico;
- Surgimento da Sociologia;
- Autores Clássicos: Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber;

  • QUÍMICA (Profª Gláucia)
- Introdução ao estudo da química;
- Propriedades da matéria;
- Substâncias e misturas;
- Métodos de separação;
- Fenômenos e reação química;
- A matéria;

  • ARTES (Prof. César)
- Expandir conhecimento e reconhecimento do grupo de estudante e do professor;
- Produção de texto dissertativo sobre a experiência pessoal e conceitos que o estudante domina no campo das artes, dando ênfase às artes visuais. (1 ponto)
- A arte da pré-história é arte como a entendemos nos dias de hoje?
- Artefatos e obras de arte;
- Produção de pedra e gravura na pedra;
- Arte do Paleolítico;
- Arte do Neolítico;
- Arte indígena brasileira;
- Grafismo indígena;
- Produção de máscara (4 pontos):
- molde;
- contramolde;
- máscara de papel;
- pintura e acabamento;

  • INGLÊS (Profª Lara)
- Greeting and introducing;
- Greetings and introductions;
- Formal and informal greetings;
- Understanding nonverbal signs;
- Giving information about you and about others;
- Talking about possibilities and abilities;
- “Can” for ability, permission and possibility;

  • FILOSOFIA (Prof. Guilherme)
- Lógica Aristotélica;
- Termo e proposição;
- Quadrado das oposições;
- Princípios Lógicos;
- Silogismo;
- Falácias;

  • FÍSICA (Prof. Derbiano)
- Dinâmica: força e movimento;
- Velocidade;
- Aceleração;
- Leis de Newton;
- Aplicação das Leis de Newton;
- Gravitação universal;

  • ESPANHOL (Profª Maria Elba)
- Unidade 1:
1.      Alfabeto;
2.      Países de língua espanhola;
3.      Pronomes sujeitos;
4.      Introdução de verbos regulares – em Ar/ Er/ Ir (introdução ok);
5.      Signos de Interrogação/Exclamação;
6.      Léxico: Profissão, nacionalidade, Idade, apodo/apelido;
7.      Sons vocálicos: a/e/o;

- Unidade 2:
1.    Artigos definidos e indefinidos;
2.    Introdução números cardinais até 20;
3.   Avaliação: Estudo de verbo: Ser / estar – 2,0; estudo de texto 1.0; mult. 2.0; Prova   Disciplinar 3.0; caderno e atividade do livro 2.0;

  • HISTÓRIA (Profª Débora)
- O tempo histórico;
- Pré – História e formação das cidades;
- Mesopotâmia, Egito, Hebreus;
- Grécia Antiga;
- Roma Antiga;

  • GEOGRAFIA (Prof. Manolo)
- A geografia e a organização do espaço;
- O espaço e suas representações;
- Estudo do universo;
- Estudo dos meios de orientação;
- Estudos dos movimentos da terra;
- Estudo dos fusos horários;


Conteúdos 1º bimestre/2016 - 2º ano

·     SOCIOLOGIA (Profª Ana Cristina)
-   Conceito de Democracia;
-   Teoria Democrática Moderna;
-   Teoria Democrática Contemporânea;
-   Cidadania e Direitos Humanos;
-   Cidadania e Direitos Humanos no Brasil;

·     LÍNGUA PORTUGUESA (Prof. Rafael – 2º anos A, B, C)
·     Literatura:
  - Romantismo – contexto histórico; características gerais; a poesia Romântica; Primeira  Geração (Indianista); Segunda Geração (Ultrarromantismo); Terceira Geração      (Condoreirismo); Autores e obras de referência;
    - I-Juca Pirama (Obra do PAS);
·     Análise linguística:
  - Revisão de morfologia; Introdução à análise morfossintática; Acordo Ortográfico;
·     Produção de texto:
- Análise e produção de gêneros diversos (prefácio, antologia, comentário analítico, poesia etc.);
- Estrutura de parágrafo dissertativo;

·     ARTE (Prof. César)
1. Apresentação dos objetivos, conteúdos e metodologias de ensino e avaliação a serem trabalhadas.
2. Desenho diagnóstico da sala de aula a partir do ponto de vista do aluno, de forma intuitiva.
3.  Apresentação sobre as origens e principais artistas do Renascimento Italiano.
4.  Emprego do ponto de fuga na representação de objetos: a cadeira do estudante.
5.  A perspectiva da sala de aula, prática de desenho de espaço arquitetônico fechado.
6.  Apresentação sobre o Renascimento no norte europeu.
7.  Perspectiva com dois pontos nos espaços abertos: o corredor.
8.  O Renascimento tardio abrindo espaço para o Maneirismo.
9.  Vasari e Arcimboldo dois ícones do maneirismo.
10.  Colagem temática sobre silhueta humana.
11. O Barroco como negação do racionalismo renascentista e arte da Contrarreforma  católica.
12.  Curvas e contracurvas do Barroco e do Rococó.
13.  Produção de cartaz decorativo com giz de cera e nanquim.
14.  Prova específica (3 pontos).

·     BIOLOGIA (Prof. Robert e Kaio)
- Taxonomia e Sistemática.
- História da Classificação Domínio(Bactéria , Archaea , Eukarya).
- A estrutura do Vírus.
- Doenças causadas por vírus.
- Estrutura das bactérias (reprodução formato, respiração do saprófagos).
- Doenças causadas pelas bactérias.
- Arqueobactérias.
- Organização celular e a reprodução e a classificação dos (protozoários e algas).
- Doenças causadas por protozoários.
- Importância dos fungos.
- Características gerais dos fungos.
- Classificação dos fungos Doenças causadas por fungos.

·     MATEMÁTICA (Profª Maria Luiza)
- MATRIZES – Conceito, igualdade, adição, subtração, multiplicação.
- SISTEMAS LINEARES - Equação, sistema linear, resolução de um sistema linear.
- DETERMINANTES E APLICAÇÕES – Os sistemas lineares e o conceito de    determinantes, discussão de um sistema linear, sistema linear homogêneo.
- Avaliações: Atividades realizadas em sala e em casa. Trabalhos avaliativos realizados em sala, em grupos e individual, testes, exercícios, avaliações disciplinares e multidisciplinares.

·     QUÍMICA (Profª Gláucia)
- Estrutura atômica: a descoberta do próton, do elétron e do nêutron;
- Número de massa e número atômico;
- Isótopos, Isóbaros e Isótonos;
- Radioatividade;
- Avaliação: provas, exercícios de sala, de pesquisa, de casa;

·     HISTÓRIA (Prof. Nonato e Profª Débora)
- Iluminismo;
- Revoluções Inglesas e Revolução Industrial;
- Revolução Francesa;
- Império Napoleônico;

·     FÍSICA (Prof. Derbiano)
- Calor e Temperatura;
     - Transmissão de calor;
     - Mudanças de fases;
- Dilatação dos Sólidos;
- Dilatação dos Líquidos;

·     ESPANHOL (Profª Maria Elba)
  Unidade 1:
   - Demonstrativos –  ¿ esto o aquellos?
   - Perífrases de futuro: IR + Infinitivo.
   - Conectores: porque, por lo tanto, ya que, así que, como, por eso.
   - Género Discusivo – Culminación de la unidad Aviso de Clasificado de Empleo.
  Unidade 2:
  - Pretérito Indefinido.
  - Pensar / Querer + Infinitivo.

·     FILOSOFIA (Prof. Guilherme)
  - Termo e proposição;
  - Quadrado das oposições;
  - Princípios Lógicos;
  - Silogismo;
  - Falácias;

·     GEOGRAFIA (Prof. Manolo)
   - Organização do território brasileiro;
   - Industrialização do Brasil;
   - Urbanização do Brasil e do mundo;
   - Crescimento e distribuição da população brasileira;
   - Estrutura populacional do Brasil;
   - Movimentos migratórios no Brasil;



  • INGLÊS (Proª Lara)

- Reading and making infographics.

- Talking about things that are always true and things that happen regularly.
      -  Simple Present.

       - Talking about things happening around now and actions in process.
             -  Present Continuous.
       
       - Making recommendations and warnings, giving orders and instuctions.
             - Imperative.


CONTEÚDOS 1º BIMESTRE/2016 - 3º ANO

·      FILOSOFIA (Prof.Guilherme)
   - FELICIDADE
1)   O que significa ser feliz?;
2)   A “Experiência de ser”;
3)   Os tipos de amor;
4)   Platão: Eros e a Filosofia;
5)   O dualismo platônico;
6)   O dualismo cartesiano;
7)   A inovação de Espinosa;

  • ESPANHOL (Profª Maria Elba)
·      Unidade 1:
        - Demonstrativos –  ¿ esto o aquellos?;
        - Perífrases de futuro: IR + Infinitivo;
        - Conectores: porque, por lo tanto, ya que, así que, como, por eso. (Revisão);
·      Unidade 2:
        -Marcadores temporales;
        - Formas Impersonales;
        -Verbos Regulares e Irregulares em Condicional simples;

·      FÍSICA (Prof. Derbiano)
               - Eletrostática: Carga elétrica;
               - Eletrostática: campo elétrico;

   - Eletrodinâmica: corrente e resistor;
                 • Conceitos fundamentais;
                 • Condutor em equilíbrio;

                 • Associação de capacitores;

                 • Conceitos fundamentais;
                 • Leis de Ohm;

                 • Potência;

                 • Energia elétrica;


·      HISTÓRIA (Profª Débora)
   - Iluminismo;
   - Revoluções Inglesas e Revolução Industrial;
   - Revolução Francesa;
   - Império Napoleônico;

·      INGLÊS (Profª Lara)
   1.     Learning how to make descriptions and comparisons.
   1.1   Comparative and superlative forms.
   2.     Talking about advantages and disadvantages.
   3.     Learning how to ask questions and check information.
   3.1   Tag questions.
   4.     Indicating the location of people and things.

·      QUÍMICA (Profª Gláucia)
·     Introdução à química orgânica, estudo do carbono.
-Classificação das cadeias carbônicas.
-Conceito e nomenclatura: Hidrocarbonetos
-Funções orgânicas: álcoois, cetonas, aldeídos e ácidos carboxílicos.

·       SOCIOLOGIA (Profª Ana Cristina)
  - Relações de poder e movimentos sociais: a luta pelos direitos na sociedade          contemporânea;
   - Poder, Política e Estado;
   - As relações de poder na sociedade contemporânea;
   - Formação do Estado Brasileiro;
   - O quarto poder;
   - Movimentos Sociais como fenômenos históricos;
   - Movimentos Sociais tradicionais e novos;
   - Avaliação Específica 3,0;
   - Avaliação Multidisciplinar 2,0;
   - Seminário sobre Teoria Democrática Moderna e Contemporânea 2,0;
   - Produção textual 1,0;
   - Tarefas (aula e casa) 2,0;

  • ARTE (Prof. César)
1. Apresentação dos objetivos, conteúdos e metodologias de ensino e avaliação a serem trabalhadas;
2.  Explanação sobre as escolas de arte de orientação não acadêmica, tais como Arts and Crafts, Ars Nouveau, Inchucs e Bauhaus;
3.  Fauvismo;
4.  Pintura com cores primárias;
5.  Cubismo;
6.  Desenhando uma composição com objetos geométricos;
7.  Expressionismo: Blauer Riter e Die Brucke;
8.  Desenhando com Expressão carregada e simplificada;
9.  Futurismo: Italiano e Russo;
10. Expressando a velocidade através do desenho;
11. Dadaísmo;
12. Colagem de absurdos arbitrários;
13. Surrealismo;

  • MATEMÁTICA (Prof. Robert)
·  Análise combinatória:
- Principio fundamental da contagem;
- Arranjo simples;
- Permutação simples e com repetição;
- Combinação simples;
- Probabilidade;
- Estatística;

  • GEOGRAFIA (Prof. Manolo)
- Guerras mundiais a multipolaridade;
- Globalização econômica;
- Globalização e transformações socioespaciais;
- Comércio exterior;
- Blocos econômicos supranacionais;

  • BIOLOGIA (Profª Hipácia)
- Bioquimica celular;
- Membrana celular;
- Citoplasma celular;
- Núcleo celular;



            - Material genético;


  • PD2 (Profª Hipácia)
          - Ciclos biogeoquímicos;
          - Técnicas em biotecnologia;


    CENTRO EDUCACIONAL 02 DO CRUZEIRO (APOIO LIED)
      paisced2matutino@gmail.com
      telefone: 3901-8338








Nenhum comentário:

Postar um comentário