Conteúdos 1º
bimestre/2016 - 1º ano
- LÍNGUA
PORTUGUESA (Profª Cristiane)
- Literatura da
Idade Média;
- Trovadorismo –
autores e obras (as cantigas);
- Humanismo;
- Renascimento;
- Classicismo;
- Letra e Fonema
(fonologia);
- Semântica;
- Tipologia
textual;
- Periodização
literária;
- Produção
textual;
- MATEMÁTICA
(Profª Maria Luiza)
- CONJUNTOS:
Introdução à linguagem dos conjuntos. Conceitos primitivos. Representação de um
conjunto. Conjunto unitário e conjunto vazio. Conjunto finito e infinito.
Subconjuntos. Igualdade de conjuntos. Conjunto universo;
- Operações entre conjuntos;
- Conjunto diferença. Conjunto
Complementar;
- Problemas sobre quantidade de
elementos de conjuntos finitos;
- Conjuntos numéricos. Eixo real;
- FUNÇÕES: Gráficos de funções,
Crescimento e decrescimento, Domínio e imagem dos Intervalos;
- FUNÇÃO
POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU: Definição, Gráficos, Zero da função e equação de
1º grau, Construção de gráficos, tabelas, quadros, utilizando informações do
cotidiano;
- MATEMÁTICA (Prof. ROBERT)
- Conjuntos;
- Conjuntos numéricos;
- Álgebra e matemática financeira;
- BIOLOGIA
(Prof. Kaio)
- Caracteríticas
gerais dos seres vivos;
- O método
científico;
- A química da
vida: água e sais minerais, glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas;
- Visão geral da
célula;
- SOCIOLOGIA
(Profª Ana Cristina)
- Produção de
conhecimento;
- Senso comum e
Senso crítico;
- Surgimento da
Sociologia;
- Autores
Clássicos: Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber;
- QUÍMICA
(Profª Gláucia)
- Introdução
ao estudo da química;
- Propriedades
da matéria;
- Substâncias
e misturas;
- Métodos
de separação;
- Fenômenos
e reação química;
- A
matéria;
- ARTES (Prof.
César)
- Expandir
conhecimento e reconhecimento do grupo de estudante e do professor;
- Produção de
texto dissertativo sobre a experiência pessoal e conceitos que o estudante
domina no campo das artes, dando ênfase às artes visuais. (1 ponto)
- A arte da
pré-história é arte como a entendemos nos dias de hoje?
- Artefatos e
obras de arte;
- Produção de
pedra e gravura na pedra;
- Arte do
Paleolítico;
- Arte do
Neolítico;
- Arte indígena
brasileira;
- Grafismo
indígena;
- Produção de
máscara (4 pontos):
- molde;
- contramolde;
- máscara de papel;
- pintura e acabamento;
- INGLÊS
(Profª Lara)
- Greeting and
introducing;
- Greetings and
introductions;
- Formal and
informal greetings;
- Understanding
nonverbal signs;
- Giving information about you and about
others;
- Talking about possibilities and
abilities;
- “Can” for ability, permission and
possibility;
- FILOSOFIA (Prof. Guilherme)
- Lógica Aristotélica;
- Termo e
proposição;
- Quadrado das
oposições;
- Princípios
Lógicos;
- Silogismo;
- Falácias;
- FÍSICA
(Prof. Derbiano)
- Dinâmica: força e movimento;
- Velocidade;
- Aceleração;
- Leis de Newton;
- Aplicação das Leis de Newton;
- Gravitação universal;
- ESPANHOL (Profª Maria Elba)
- Unidade 1:
1. Alfabeto;
2. Países de língua espanhola;
3. Pronomes sujeitos;
4. Introdução de verbos regulares – em Ar/ Er/ Ir (introdução ok);
5. Signos de Interrogação/Exclamação;
6. Léxico: Profissão, nacionalidade, Idade, apodo/apelido;
7. Sons vocálicos: a/e/o;
1. Alfabeto;
2. Países de língua espanhola;
3. Pronomes sujeitos;
4. Introdução de verbos regulares – em Ar/ Er/ Ir (introdução ok);
5. Signos de Interrogação/Exclamação;
6. Léxico: Profissão, nacionalidade, Idade, apodo/apelido;
7. Sons vocálicos: a/e/o;
- Unidade 2:
1. Artigos definidos
e indefinidos;
2. Introdução
números cardinais até 20;
3. Avaliação: Estudo
de verbo: Ser / estar – 2,0; estudo de texto 1.0; mult. 2.0; Prova Disciplinar
3.0; caderno e atividade do livro 2.0;
- HISTÓRIA (Profª Débora)
- O
tempo histórico;
- Pré
– História e formação das cidades;
- Mesopotâmia,
Egito, Hebreus;
- Grécia
Antiga;
- Roma
Antiga;
- GEOGRAFIA
(Prof. Manolo)
- A geografia e a organização do espaço;
- O espaço e suas representações;
- Estudo do universo;
- Estudo dos meios de orientação;
- Estudos dos movimentos da terra;
- Estudo dos fusos horários;
Conteúdos 1º bimestre/2016 -
2º ano
·
SOCIOLOGIA (Profª Ana
Cristina)
- Conceito de Democracia;
- Teoria Democrática Moderna;
- Teoria Democrática Contemporânea;
- Cidadania e Direitos Humanos;
- Cidadania e Direitos Humanos no Brasil;
·
LÍNGUA PORTUGUESA (Prof.
Rafael – 2º anos A, B, C)
·
Literatura:
- Romantismo – contexto histórico; características gerais; a poesia
Romântica; Primeira Geração (Indianista); Segunda Geração (Ultrarromantismo);
Terceira Geração (Condoreirismo); Autores e obras de referência;
- I-Juca Pirama (Obra do PAS);
· Análise linguística:
- Revisão de morfologia; Introdução à análise morfossintática; Acordo
Ortográfico;
· Produção de texto:
- Análise e produção de gêneros diversos (prefácio, antologia,
comentário analítico, poesia etc.);
- Estrutura de parágrafo dissertativo;
·
ARTE (Prof. César)
1. Apresentação dos objetivos,
conteúdos e metodologias de ensino e avaliação a serem trabalhadas.
2. Desenho diagnóstico da sala
de aula a partir do ponto de vista do aluno, de forma intuitiva.
3. Apresentação sobre as
origens e principais artistas do Renascimento Italiano.
4. Emprego do ponto de fuga na
representação de objetos: a cadeira do estudante.
5. A perspectiva da sala de
aula, prática de desenho de espaço arquitetônico fechado.
6. Apresentação sobre o
Renascimento no norte europeu.
7. Perspectiva com dois pontos
nos espaços abertos: o corredor.
8. O Renascimento tardio
abrindo espaço para o Maneirismo.
9. Vasari e Arcimboldo dois
ícones do maneirismo.
10. Colagem temática sobre
silhueta humana.
11. O Barroco como negação do
racionalismo renascentista e arte da Contrarreforma católica.
12. Curvas e contracurvas do
Barroco e do Rococó.
13. Produção de cartaz
decorativo com giz de cera e nanquim.
14. Prova específica (3 pontos).
·
BIOLOGIA (Prof. Robert e
Kaio)
- Taxonomia e Sistemática.
- História da Classificação Domínio(Bactéria , Archaea , Eukarya).
- A estrutura do Vírus.
- Doenças causadas por vírus.
- Estrutura das bactérias (reprodução formato, respiração do saprófagos).
- Doenças causadas pelas bactérias.
- Arqueobactérias.
- Organização celular e a reprodução e a classificação dos (protozoários
e algas).
- Doenças causadas por protozoários.
- Importância dos fungos.
- Características gerais dos fungos.
- Classificação dos fungos
Doenças causadas por fungos.
·
MATEMÁTICA (Profª Maria
Luiza)
- MATRIZES – Conceito,
igualdade, adição, subtração, multiplicação.
- SISTEMAS LINEARES - Equação,
sistema linear, resolução de um sistema linear.
- DETERMINANTES E
APLICAÇÕES – Os sistemas lineares e o conceito de determinantes, discussão de
um sistema linear, sistema linear homogêneo.
- Avaliações: Atividades realizadas em sala e em casa. Trabalhos
avaliativos realizados em sala, em grupos e individual, testes, exercícios,
avaliações disciplinares e multidisciplinares.
·
QUÍMICA (Profª Gláucia)
- Estrutura atômica: a
descoberta do próton, do elétron e do nêutron;
- Número de massa e número
atômico;
- Isótopos, Isóbaros e
Isótonos;
- Radioatividade;
- Avaliação: provas, exercícios
de sala, de pesquisa, de casa;
·
HISTÓRIA (Prof. Nonato e
Profª Débora)
- Iluminismo;
- Revoluções Inglesas e
Revolução Industrial;
- Revolução Francesa;
- Império Napoleônico;
·
FÍSICA (Prof. Derbiano)
- Calor e Temperatura;
- Transmissão de calor;
- Mudanças de fases;
- Dilatação dos Sólidos;
- Dilatação dos Líquidos;
· ESPANHOL (Profª Maria Elba)
Unidade 1:
- Demonstrativos –
¿ esto o aquellos?
- Perífrases de futuro: IR + Infinitivo.
- Conectores: porque, por lo tanto, ya que, así que, como, por eso.
- Género Discusivo – Culminación de la unidad Aviso de Clasificado de
Empleo.
Unidade 2:
- Pretérito Indefinido.
- Pensar / Querer +
Infinitivo.
·
FILOSOFIA (Prof. Guilherme)
- Termo e proposição;
- Quadrado das oposições;
- Princípios Lógicos;
- Silogismo;
- Falácias;
·
GEOGRAFIA (Prof. Manolo)
- Organização do território
brasileiro;
- Industrialização do Brasil;
- Urbanização do Brasil e
do mundo;
- Crescimento e
distribuição da população brasileira;
- Estrutura populacional do
Brasil;
- Movimentos migratórios no
Brasil;
- Reading and making infographics.
- Talking about things that are always true and things that happen regularly.
- INGLÊS (Proª Lara)
- Reading and making infographics.
- Talking about things that are always true and things that happen regularly.
- Simple Present.
- Talking
about things happening around now and actions in process.
- Present
Continuous.
- Making
recommendations and warnings, giving orders and instuctions.
- Imperative.
CONTEÚDOS 1º BIMESTRE/2016 - 3º ANO
· FILOSOFIA (Prof.Guilherme)
- FELICIDADE
1) O que significa ser feliz?;
2) A “Experiência de ser”;
3) Os tipos de amor;
4) Platão: Eros e a Filosofia;
5) O dualismo platônico;
6) O dualismo cartesiano;
7) A inovação de Espinosa;
- ESPANHOL (Profª Maria Elba)
· Unidade 1:
-
Demonstrativos – ¿ esto o aquellos?;
- Perífrases
de futuro: IR + Infinitivo;
- Conectores: porque, por lo tanto, ya que, así que, como, por eso. (Revisão);
·
Unidade 2:
-Marcadores temporales;
- Formas Impersonales;
-Verbos Regulares e
Irregulares em Condicional simples;
· FÍSICA (Prof. Derbiano)
- Eletrostática: Carga elétrica;
- Eletrostática: campo elétrico;
- Eletrodinâmica: corrente e resistor;
• Conceitos fundamentais;
• Condutor em equilíbrio;
• Associação de capacitores;
• Conceitos fundamentais;
• Leis de Ohm;
• Potência;
• Energia elétrica;
· HISTÓRIA (Profª Débora)
- Iluminismo;
- Revoluções Inglesas e
Revolução Industrial;
- Revolução Francesa;
- Império Napoleônico;
·
INGLÊS (Profª Lara)
1. Learning how to make
descriptions and comparisons.
1.1 Comparative and superlative
forms.
2. Talking about advantages
and disadvantages.
3. Learning how to ask
questions and check information.
3.1 Tag questions.
4. Indicating the location of
people and things.
·
QUÍMICA (Profª Gláucia)
· Introdução à química orgânica, estudo do carbono.
-Classificação das cadeias
carbônicas.
-Conceito e nomenclatura:
Hidrocarbonetos
-Funções orgânicas: álcoois,
cetonas, aldeídos e ácidos carboxílicos.
· SOCIOLOGIA (Profª Ana Cristina)
- Relações de poder e
movimentos sociais: a luta pelos direitos na sociedade contemporânea;
- Poder, Política e Estado;
- As relações de poder na
sociedade contemporânea;
- Formação do Estado
Brasileiro;
- O quarto poder;
- Movimentos Sociais como
fenômenos históricos;
- Movimentos Sociais
tradicionais e novos;
- Avaliação Específica 3,0;
- Avaliação
Multidisciplinar 2,0;
- Seminário sobre Teoria
Democrática Moderna e Contemporânea 2,0;
- Produção textual 1,0;
- Tarefas (aula e casa) 2,0;
- ARTE (Prof. César)
1. Apresentação dos objetivos,
conteúdos e metodologias de ensino e avaliação a serem trabalhadas;
2. Explanação sobre as escolas
de arte de orientação não acadêmica, tais como Arts and Crafts, Ars Nouveau,
Inchucs e Bauhaus;
3. Fauvismo;
4. Pintura com cores primárias;
5. Cubismo;
6. Desenhando uma composição
com objetos geométricos;
7. Expressionismo: Blauer
Riter e Die Brucke;
8. Desenhando com Expressão
carregada e simplificada;
9. Futurismo: Italiano e Russo;
10. Expressando a velocidade através do desenho;
11. Dadaísmo;
12. Colagem de absurdos arbitrários;
13. Surrealismo;
- MATEMÁTICA (Prof.
Robert)
· Análise combinatória:
- Principio fundamental da
contagem;
- Arranjo simples;
- Permutação simples e com
repetição;
- Combinação simples;
- Probabilidade;
- Estatística;
- GEOGRAFIA (Prof. Manolo)
- Guerras mundiais a
multipolaridade;
- Globalização econômica;
- Globalização e
transformações socioespaciais;
- Comércio exterior;
- Blocos econômicos
supranacionais;
- BIOLOGIA (Profª Hipácia)
- Bioquimica celular;
- Membrana celular;
- Citoplasma celular;
- Núcleo celular;
- Técnicas em biotecnologia;
CENTRO EDUCACIONAL 02 DO CRUZEIRO (APOIO LIED)
paisced2matutino@gmail.com
telefone: 3901-8338
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário