Centro Educacional 2 do Cruzeiro
Coordenação pedagógica
Esse espaço deve promover a reflexão sobre os objetivos e as metas da instituição educacional, sendo articulador da proposta pedagógica, com a participação de todos os envolvidos na construção da autonomia da instituição e do professor.
Dessa forma, a troca de experiências prazerosas do educar, do aprender e do planejamento escolar favorece um clima de organização propício à reflexão coletiva e constante sobre a organização do trabalho pedagógico da instituição educacional, focalizando a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos alunos e buscando a qualidade da educação.
Para Vasconcellos, é importante lembrar que, antes de mais nada, a coordenação é exercida por um educador, e como tal deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a instituição educacional: a reprodução da ideologia dominante, o autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade.
Dessa forma, a troca de experiências prazerosas do educar, do aprender e do planejamento escolar favorece um clima de organização propício à reflexão coletiva e constante sobre a organização do trabalho pedagógico da instituição educacional, focalizando a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos alunos e buscando a qualidade da educação.
Para Vasconcellos, é importante lembrar que, antes de mais nada, a coordenação é exercida por um educador, e como tal deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a instituição educacional: a reprodução da ideologia dominante, o autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade.
Nesse sentido, cabe à coordenação pedagógica oportunizar um espaço dialógico de interlocução e reflexão dos fundamentos teóricos subjacentes à práxis do processo de transformação.
Conselho de Classe
Avaliar é uma ação constante no cotidiano da instituição educacional. Nesse espaço, vários são os sujeitos envolvidos, e o processo avaliativo passa necessariamente pela reflexão coletiva do fazer pedagógico.
O Conselho de Classe aparece, nesse contexto, como um dos espaços em que a reflexão coletiva do processo de ensino e de aprendizagem se faz presente.
O Conselho de Classe aparece, nesse contexto, como um dos espaços em que a reflexão coletiva do processo de ensino e de aprendizagem se faz presente.
De acordo com o Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, o Conselho de Classe é um colegiado composto por professores de um mesmo grupo de alunos ou, no caso dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, por professores de uma mesma série ou ano, o diretor (ou seu representante), o orientador educacional, o coordenador pedagógico e o representante dos alunos, quando for o caso.
Quando o Conselho for participativo podem participar, ainda, todos os alunos e professores de uma mesma turma, bem como pais e responsáveis.
Quando o Conselho for participativo podem participar, ainda, todos os alunos e professores de uma mesma turma, bem como pais e responsáveis.
Marco e Maurício (2007, p. 86) destacam a importância do Conselho de Classe como “um espaço democrático e de construção de alternativas, e não uma mera reunião que determina deixando para o orientador uma lista de alunos e pais a serem chamados”.
O Conselho de Classe deve se reunir, ordinariamente, uma vez por bimestre e ao final do semestre ou do ano letivo, ou, extraordinariamente, quando convocado pelo diretor da instituição educacional. O registro da reunião, de acordo com o Regimento Escolar, dar-se-á por ata, em livro próprio.
No entanto, no Conselho de Classe Final, quando houver aprovação de aluno em discordância com o parecer do professor regente de determinado componente curricular, deve-se registrar o resultado dessa reunião de Conselho de Classe, também, no Diário de Classe do professor regente, no campo Informações Complementares, “preservando-se nesse documento (diário de classe) o registro anteriormente efetuado pelo professor”.
No entanto, no Conselho de Classe Final, quando houver aprovação de aluno em discordância com o parecer do professor regente de determinado componente curricular, deve-se registrar o resultado dessa reunião de Conselho de Classe, também, no Diário de Classe do professor regente, no campo Informações Complementares, “preservando-se nesse documento (diário de classe) o registro anteriormente efetuado pelo professor”.
Via dupla de ações e atitudes intencionadas, o Conselho de Classe deve permanentemente analisar, discutir e refletir sobre os propósitos apontados pela proposta pedagógica da instituição educacional e, dessa forma, é imprescindível para se promover mudanças no espaço escolar voltadas para a avaliação de todos os processos e procedimentos adotados para o alcance da melhoria na educação.
O objetivo primordial do Conselho de Classe é acompanhar e avaliar o processo de educação, de ensino e de aprendizagem. Posto isso, pode-se afirmar que o Conselho de Classe é, por excelência, o espaço aglutinador dos processos escolares de construção coletiva de aprendizagens.
O Conselho de Classe guarda em si a possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino, que é o eixo central em torno da qual se desenvolve o processo de trabalho escolar (DALBEN, 1996, p.16).
Nesse sentido, o Conselho de Classe, no processo da gestão compartilhada da instituição educacional, por meio de seu eixo central, que é a avaliação escolar, deve ser considerado na organização da proposta pedagógica de cada unidade escolar.
A participação direta dos profissionais envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, com seus diferentes olhares, pautados nas experiências cotidianas vividas, nas informações obtidas por instrumentos e procedimentos avaliativos permite uma organização interdisciplinar que favorece uma reflexão sobre as metas planejadas, o que foi ensinado e o que foi avaliado, focando o trabalho na avaliação escolar.
Além disso, a ação avaliativa possibilita a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos e entre séries e turmas, favorece a integração e sequencia das competências, habilidades e conteúdos curriculares de cada série/ano e orienta o processo de gestão do ensino.
Assim, por meio da ação coletiva, reavaliam-se, dinamizam-se e fortalecem-se os processos escolares promovendo o avanço dos atos de ensinar e aprender, aqui compreendidos como processos inerentes e indissociáveis da produção do saber humano.
A coordenação pedagógica do professor da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com jornada de trabalho de 40 horas semanais será de 15 horas, distribuídas de acordo com a etapa e a modalidade de ensino em que atua. O professor com jornada de trabalho de 20 horas semanais cumprirá 4 horas de coordenação pedagógica.
A coordenação pedagógica caracteriza-se como um espaço conquistado para debate, discussões, avaliação e planejamento para o exercício da prática do ensino interdisciplinar, contextualizado e de uma aprendizagem significativa.
Parâmetros para justificar rendimento inferior a nota 5,0 no bimestre.
Os parâmetros a seguir devem ser registrados, quinzenalmente, pelos professores. Os registros deverão ser efetuados em formulário próprio, nas coordenações individuais, disponibilizado no Google Drive da Coordenação Pedagógica do CED2-Cruzeiro.
A proposta pedagógica
Conselho de classe no CED2-Cruzeiro-2015
Os
procedimentos relativos ao Conselho de Classe estão publicados no blog http://coordenadiurno.blogspot.com.br/p/coordenacao-e-conselho-de-classe.html
Para agilizar
o Conselho de Classe foram elaborados códigos denominados Parâmetros para
Justificar Rendimento Escolar-PJRE, abrangendo as mais diversas situações
possíveis que sempre são discutidos em Conselhos de Classe, bem como a matriz
de referencia do Exame Nacional do
Ensino Médio-ENEM
Estes
Parâmetros foram elaborados em 2011 e utilizados nos Conselhos de Classe nos
anos de 2011, 2012 e 2013. Considerando a eficácia destes Parâmetros, ao longo
dos anos, comprovada nos Conselhos de Classe, foram aprovados pelo Conselho
Escolar do Centro Educacional 2 do Cruzeiro, em 11.03.2014.
Em cada
diário de cada professor, estão colados os códigos e seus textos que tratam das
diversas situações que ocorrem nos conselhos de classe, em sala de aula e fora
da sala de aula, envolvendo os alunos. Os professores recebem em planilha
eletrônica as turmas com todos os nomes dos alunos e os parâmetros em drop down para que cada professor
escolha e registre os eventos inerentes a cada aluno nas dimensões do SABER,
FAZER, DISCIPLINA NA SALA DE AULA. Ainda em relação ao parâmetros foram
elaborados parâmetros para registrar eventos em relação aos alunos fora da sala
de aula. Desta forma são registrados eventos relativos a COMPORTAMENTO DO ALUNO
FORA DA SALA DE AULA, ATRASOS NA CHEGADA NA ESCOLA.
Todos os parâmetros são enviados para
cada professor, via e-mail. Estes
Parâmetros estão, ainda, publicados no blog www.coordenadiurno.blogspot.com
Antecipando o Conselho de Classe, os professores
registram, em formulário próprio, em planilha eletrônica, os números
correspondentes aos textos das situações relativas a cada aluno. Este ato é
denominado de pré-conselho eletrônico. Antes da reunião presencial enviam para
o e-mail coordenadiurno@gmail.com A Coordenação Pedagógica recebe e compila
estes códigos em planilha geral própria.
Quando da
reunião presencial do Conselho de Classe, as discussões giram em torno da busca
de soluções para os problemas relevantes, já identificados pela Coordenação
Pedagógica, quando da compilação dos Parâmetros para Justificar Rendimento
Escolar. Estes Parâmetros estão publicados no blog www.coordenadiurno.blogspot.com
Os parâmetros a seguir devem ser registrados, quinzenalmente, pelos professores. Os registros deverão ser efetuados em formulário próprio, nas coordenações individuais, disponibilizado no Google Drive da Coordenação Pedagógica do CED2-Cruzeiro.
Parâmetros para justificar baixo
rendimento e intervenção pedagógica.
|
DS=Disciplina em sala de aula e
atendimento Disciplinar
|
DS1-Desrespeita professor(a)
|
DS2-Desrespeita colegas de sala
|
DS3-Desrespeita os valores humanos
|
DS4-Desrespeita a diversidade
cultural na sala
|
DS5-Conversa demasiadamente
|
DS6-Atrapalha, de forma proposital,
as aulas
|
DS7-Desrespeita as diversidades
individuais
|
DS8-Não acata os comandos do
professor
|
DS9-Profere palavras de baixo calão
|
DS10-Utiliza aparelhos eletrônicos
|
DS11-Agride fisicamente membros da sala
|
DS12-Agride verbalmente colegas da
sala
|
DS13-Frequência irregular (sazonal)
|
DS14-É infrequente (quando
registrado 50% ou mais de faltas)
|
DS15-Comparece à escola sem
uniforme
|
DS16-Usa trajes incompatíveis com o
ambiente escolar
|
DS17-Porta substâncias com riscos à
saúde
|
DS18-Porta objetos que possibilitam
riscos a integridade física de outrem
|
DS19-Atraso primeiro horário sala
|
DS20-Atraso segundo horário sala
|
DS21-Atraso terceiro horário sala
|
DS22-Atraso quarto horário sala
|
DS23-Atraso quinto horário sala
|
DS24-Atraso sexto horário sala
|
DS25-Saída da sala sem autorização
|
DS26-Ausente durante todo um
horário na sala
|
DS27-Comporta-se de forma apática
na sala
|
A seguir estão listados os parâmetros específicos para cada disciplina. Parâmetros para justificar baixo rendimento em Português. |
Parâmetros para justificar baixo
rendimento e intervenção pedagógica.
|
DE-Disciplina na escola (fora da sala
de aula)
|
DE1-Desrespeita membros da escola
|
DE2-Não acata os comandos de
profissionais da escola
|
DE3-Agride fisicamente membros da escola
|
DE4-Agride verbalmente membros da
escola
|
DE5-Comparece à escola sem uniforme
|
DE6-Não porta identidade estudantil
|
DE7-Saída da escola sem autorização
|
DE8-Porta substâncias com riscos à
saúde
|
DE9-Utiliza substânicas nocivas à
saúde
|
DE10-Profere palavras de baixo
calão no ambiente escolar
|
DE11-Atraso primeiro horário escola
|
DE12-Chegou no segundo horário
escola
|
DE13-Chegou no terceiro horário
escola
|
DE14-Ausente no primeiro horário
|
DE15-Ausente no segundo horário
|
DE16-Ausente no terceiro horário
|
D17-Ausente no quarto horário
|
D18-Ausente no quinto horário
|
D19-Ausente no sexto horário
|
DE20-Porta objetos que possibilitam
riscos a integridade física de outrem
|
DE21-Não porta carteira
identificação escolar na estrada da
escola
|
DE22-Sem uniforme
|
DE23-Faltou
|
PO=Português
|
PO1-Dificuldade em compreender a
concordância das palavras
|
PO2-Dificuldade em compreender
regência
|
PO3-Dificuldade em compreender
ortografia
|
PO4-Dificuldade em compreender pontuação
|
PO5-Dificuldade na elaboração de
textos formais
|
PO6-Dificuldade em compreender uma
proposta de redação
|
PO7-Dificuldade para elaborar a
estrutura de um texto
|
PO8-Dificuldade em aplicar
conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema.
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Espanhol |
ES=Espanhol
|
ES1-Dificuldade em compreender a
concordância das palavras
|
ES2-Dificuldade em compreender
regência
|
ES3-Dificuldade em compreender
ortografia
|
ES4-Dificuldade em compreender
pontuação
|
ES5-Dificuldade na elaboração de textos
formais
|
ES6-Dificuldade em compreender uma
proposta de redação
|
ES7-Dificuldade para elaborar a
estrutura de um texto
|
ES8-Dificuldade em aplicar
conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema.
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Inglês |
IN=Inglês
|
IN1-Dificuldade em compreender a
concordância das palavras
|
IN2-Dificuldade em compreender
regência
|
IN3-Dificuldade em compreender
ortografia
|
IN4-Dificuldade em compreender
pontuação
|
IN5-Dificuldade na elaboração de
textos formais
|
IN6-Dificuldade em compreender uma
proposta de redação
|
IN7-Dificuldade para elaborar a
estrutura de um texto
|
IN8-Dificuldade em aplicar
conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema.
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Arte |
AR=Arte
|
AR1-Dificuldade para compreender
fatos da Arte
|
AR2-Dificuldade para compreender
conceitos da Arte
|
AR3-Dificuldades para compreender
processos da Arte
|
AR4-Dificuldade para relacionar
fatos artísticos com outras áreas do conhecimento
|
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Educação Física EF=Educ. Física |
EF1-Não participa das aulas de
Educação Física
|
EF2-Dificuldade para compreender
conceitos básicos sobre voleibol
|
EF3-Dificuldade para compreender
conceitos básicos sobre basquetebol
|
EF4-Dificuldade para compreender
conceitos básicos sobre futebol de salão
|
EF5-Dificuldade para compreender conceitos
básicos sobre atletismo
|
EF6-Dificuldade para relacionar
educação física com outras áreas do conhecimento
|
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Matemática MA=Matemática |
MA1-Dificuldade para compreender
conceitos da matemática
|
MA2-Dificuldade para compreender
fórmulas matemáticas
|
MA3-Dificuldade na operações
básicas de matemática
|
MA4-Dificuldade para entender um
gráfico
|
MA5-Dificuldade para relacionar
matemática com outras áreas do conhecimento
|
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Física FI=Física |
FI1-Dificuldade para compreender
conceitos de física
|
FI2-Dificuldade para compreender
fórmulas físicas
|
FI3-Dificuldade para compreender
processos básico da física
|
FI4-Dificuldade para relacionar
física com outras áreas do conhecimento
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Química |
QU=Química
|
QU1-Dificuldade para compreender
conceitos da química
|
QU2-Dificuldade para compreender
fórmulas químicas
|
QU3-Dificuldade para entende
processos básicos da química
|
QU4-Dificuldade para entender
tabela periódica
|
QU5-Dificuldade para relacionar
química com outras áreas do conhecimento
|
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Biologia BI=Biologia |
BI1-Dificuldade para compreender
conceitos da biologia
|
BI2-Dificuldade para compreender
fórmulas biológicas
|
BI3-Dificuldade para compreender
processos básicos da biologia
|
BI4-Dificuldade para relacionar
biologia com outras áreas do conhecimento
|
BI5-Dificuldade para fazer uso da
linguagem científica
|
BI6-Dificuldade para compreender
fenômenos naturais
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Geografia |
GE=Geografia
|
GE1-Dificuldade para compreender
conceitos da Geografia
|
GE2-Dificuldade para compreender
fatos geográficos
|
GE3Dificuldade para compreender
processos geográficos
|
Dificuldade para construir relações
entre as fases da Geografia
|
Dificuldade para relacionar
Geografia com outras áreas do conhecimento
Parâmetros para justificar baixo rendimento em História |
HI=História
|
HI1-Dificuldade para compreender
conceitos da História
|
HI2-Dificuldade para compreender
fatos históricos
|
HI3-Dificuldade para compreender
processos históricos
|
HI4-Dificuldade para construir
relações entre as fases da História
|
HI5-Dificuldade para relacionar
História com outras áreas do conhecimento
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Sociologia |
SO=Sociologia
|
SO1-Dificuldade para compreender
conceitos da Sociologia
|
SO2-Dificuldade para compreender
fatos sociológicos
|
SO3-Dificuldade para compreender
processos sociológicos
|
SO4-Dificuldade para relacionar
Sociologia com outras áreas do conhecimento
|
Parâmetros para justificar baixo rendimento em Filosofia FL=Filosofia |
FL1-Dificuldade para compreender
conceitos de Filosofia
|
FL2-Dificuldades para compreender
fatos filosóficos
|
FL3-Dificuldade para comprender
processos filosóficos
|
FL4-Dificuldade para relacionar
filosofia com outras áreas do conhecimento
|
Os Parâmetros abaixo estão em desuso. Os parâmetros abaixo foram criados em 2011. Estão aqui registrados com histórico. Estão em desuso, pois periodicamente são atualizados. Centro Educacional 2 do Cruzeiro | |||
Parâmetros identificados para baixo rendimento | |||
Ano letivo de 2011 - Válido a partir do segundo bimestre. | |||
1-Linguagem e códigos. | Os itens de 1.1.1 a 1.1.8 devem ser utilizados tanto para Português quanto para Ingles ou Espanhol. Para Português considerar 1.1.1. Para Inglês substituir o número 1 pelo número 2. Fica assim 1.2.1 até 1.2.8. Para Espanhol substituir o segundo número 1 pelo número 3. Fica assim 1.3.1 até 1.3.8 | ||
1-Português, 2-Inglês e 3-Espanhol | 1.1.1 | Dificuldade no uso da norma-padrão da lingua portuguesa | |
1.1.2 | Dificuldade em compreender a concordância das palavras | ||
1.1.3 | Dificuldade em compreender regência | ||
1.1.4 | Dificuldade em compreender ortografia | ||
1.1.5 | Dificuldade em compreender pontuação | ||
1.1.6 | Dificuldade na elaboração de textos formais | ||
1.1.7 | Dificuldade em compreender uma proposta e redação | ||
1.1.8 | Dificuldade em aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema. | ||
4-Arte | 1.4.1 | Dificuldade para compreender fatos da Arte | |
1.4.2 | Dificuldade para compreender conceitos da Arte | ||
4.2.3 | Dificuldades para compreender processos da Arte | ||
1.4.4 | Dificuldade para relacionar fatos artísticos com outras áreas do conhecimento | ||
5-Educação física | 1.5.1 | Não participa das aulas de Educação Física | |
1.5.2 | Dificuldade para compreender conceitos básicos sobre voleibol | ||
1.5.3 | Dificuldade para compreender conceitos básicos sobre basquetebol | ||
1.5.4 | Dificuldade para compreender conceitos básicos sobre futebol de salão | ||
1.5.5 | Dificuldade para compreender conceitos básicos sobre atletismo | ||
1.5.6 | Dificuldade para relacionar educação física com outras áreas do conhecimento | ||
2-Ciências da Natureza | 1-Matemática | 2.1.1 | Dificuldade para compreender conceitos da matemática |
2.1.2 | Dificuldade para compreender fórmulas matemáticas | ||
2.1.3 | Dificuldade na operações básicas de matemática | ||
2.1.4 | Dificuldade para entender um gráfico | ||
2.1.5 | Dificuldade para relacionar matemática com outras áreas do conhecimento | ||
2-Química | 2.2.1 | Dificuldade para compreender conceitos da química | |
2.2.2 | Dificuldade para compreender fórmulas químicas | ||
2.2.3 | Dificuldade para entende processos básicos da química | ||
2.2.4 | Dificuldade para entender tabela periódica | ||
2.2.5 | Dificuldade para relacionar química com outras áreas do conhecimento | ||
3-Física | 2.3.1 | Dificuldade para compreender conceitos de física | |
2.3.2 | Dificuldade para compreender fórmulas físicas | ||
2.3.3 | Dificuldade para compreender processos básico da física | ||
2.3.4 | Dificuldade para relacionar física com outras áreas do conhecimento | ||
4-Biologia | 2.4.1 | Dificuldade para compreender conceitos da biologia | |
2.4.3 | Dificuldade para compreender fórmulas biológicas | ||
2.4.4 | Dificuldade para compreender processos básicos da biologia | ||
2.4.5 | Dificuldade para relacionar biologia com outras áreas do conhecimento | ||
2.4.6 | Dificuldade para fazer uso da linguagem científica | ||
2.4.7 | Dificuldade para compreender fenômenos naturais | ||
3-Ciências humanas | 1-História | 3.1.1 | Dificuldade para compreender conceitos da História |
3.1.2 | Dificuldade para compreender fatos históricos | ||
3.1.3 | Dificuldade para compreender processos históricos | ||
3.1.4 | Dificuldade para construir relações entre as fases da História | ||
3.1.5 | Dificuldade para relacionar História com outras áreas do conhecimento | ||
2-Geografia | 3.2.1 | Dificuldade para compreender conceitos da Geografia | |
3.2.2 | Dificuldade para compreender fatos geográficos | ||
3.2.3 | Dificuldade para compreender processos geográficos | ||
3.2.4 | Dificuldade para relacionar Geografia com outras áreas do conhecimento | ||
3-Filosofia | 3.3.1 | Dificuldade para compreender conceitos da Filosofia | |
3.3.2 | Dificuldade para compreender fatos filosóficos | ||
3.3.3 | Dificuldade para compreender processos filosóficos | ||
3.3.4 | Dificuldade para relacionar filosofia com outras áreas do conhecimento | ||
4-Sociologia | 3.4.1 | Dificuldade para compreender conceitos da Sociologia | |
3.4.2 | Dificuldade para compreender fatos soliológicos | ||
3.4.3 | Dificuldade para compreender processos sociológicos | ||
3.4.4 | Dificuldade para relacionar Sociologia com outras áreas do conhecimento | ||
PARÂMETROS GERAIS PARA TODAS AS DISCIPLINAS | |||
Parâmetros gerais - Todas as disciplinas | |||
4-Geral intelectual | Dificuldade para | 4.1 | Compreender estrutura de um texto |
4.2 | construir relações entre as áreas de conhecimento | ||
4.3 | construir relações entre conceitos | ||
4.4 | interpretar,selecionar, relacionar, organizar conceitos | ||
4.5 | interpretar informações | ||
4.6 | entender um texto simples. | ||
4.7 | compreender os comandos verbais | ||
4.8 | se envolver com os conhecimentos | ||
4.9 | compreender os conceitos ministrados | ||
4.10 | reconhecer os conceitos ministrados | ||
4.11 | relacionar conhecimento | ||
4.12 | construir argumentação | ||
4.13 | assumir posição | ||
4.14 | expor argumentos | ||
4.15 | expor posição | ||
4.16 | procurar a resposta certa | ||
4.17 | compreender o que se pede | ||
4.18 | compreender o fenômeno | ||
5-Geral-Fazer | 5.1 | Não participou da avaliação multidisciplinar | |
5.2 | Não participou da recuperação multidisciplinar | ||
5.3 | Não participou da avaliação bimestral da disciplina | ||
5.4 | Não participou da avaliação de recuperação bimestral da disciplina | ||
5.5 | Recusa-se a executar as atividades | ||
5.6 | Não apresentou nenhuma atividade solicitada | ||
5.7 | Apresenta atividades incompletas | ||
5.8 | Apresenta baixo rendimento nas atividades | ||
5.9 | Não porta o material didático em sala de aula | ||
5.10 | Demonstra desinteresse pela aula | ||
5.11 | Apresenta baixo rendimento na prova | ||
6-Disciplina na sala de aula | 6.1 | Desrespeita professor(a) | |
6.2 | Desrespeita colegas de sala | ||
6.3 | Conversa demasiadamente na sala | ||
6.4 | Atrapalha, de forma proposital, as aulas | ||
6.5 | Desrespeita os valores humanos | ||
6.6 | Desrespeita a diversidade cultural | ||
6.7 | Desrespeita as diversidades individuais | ||
6.8 | Não acata os comandos do professor | ||
6.9 | Profere palavras de baixo calão | ||
6.10 | É infrequente (quando registrado 50% ou mais de faltas) | ||
6.11 | Chega atrasado na sala de aula | ||
6.12 | Frequência irregular (sazonal) | ||
6.13 | Encaminhar ao SOE | ||
Parâmetros elaborados pela Equipe da Coordenação Pedagógica do Centro Educacional 02 do Cruzeiro - Brasília-DF. Maio/2011. |
A proposta pedagógica
A proposta pedagógica constitui-se parte essencial da organização do trabalho da instituição educacional.
Tem como objetivo principal instrumentalizar a comunidade educacional (gestores, professores, pais, alunos, conselho escolar, auxiliares de educação) para a ação educativa, visando à melhoria da qualidade do ensino, de forma a atender às especificidades da instituição, articulada aos fins e princípios que norteiam sua filosofia no que diz respeito à compreensão da vida social nas suas diferentes dimensões.
Essa premissa deve permear todo o processo educativo, de modo a priorizar, nas suas ações, a participação coletiva dos sujeitos, no sentido de estabelecer uma práxis pedagógica centrada no diálogo e na promoção da autonomia escolar, conforme destaca Veiga (1997, p.102): “a escola é um espaço público, lugar de debate e diálogo fundado na reflexão coletiva (...) terão que nascer do próprio chão da escola e ser construída coletivamente”.
A proposta pedagógica decorre de um processo participativo, construído continuamente para organização do trabalho pedagógico, a fim de desvelar os conflitos e as contradições, nascidos da própria realidade, tendo o compromisso da superação de problemas com a formação do cidadão.
Ressalta-se que esse processo não se reduz ao campo pedagógico da autonomia da instituição educacional. Sua dimensão administrativa (financeira e jurídica) deve ser uma ação articulada, dinâmica e comprometida com a qualidade de ensino.
Imbuída de uma natureza política, a proposta pedagógica, no seu processo de construção, não deve, portanto, prescindir dos conflitos e das tensões que desafiam o cotidiano da sala de aula, mas, ao contrário, considerá-los como indicadores necessários para modificar as práticas educativas conservadoras, que resistem a um projeto social de instituição educacional verdadeiramente democrático e comprometido com a educação de qualidade.
Segundo Vasconcellos (1995), a proposta pedagógica é um Instrumento teórico metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).
Segundo Vasconcellos (1995), a proposta pedagógica é um Instrumento teórico metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).
A busca por uma instituição educacional pública de qualidade concretiza-se mediante a construção e a vivência de uma proposta pedagógica que reflita o pensamento e a identidade de todos os membros da comunidade escolar, com base nas diretrizes institucionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Como instrumento norteador e explicitador da ação educativa, a proposta pedagógica deve definir os fundamentos histórico-sócio-culturais, epistemológicos e didático-pedagógicos orientadores da práxis educativa, devendo contemplar, segundo a Resolução nº. 1/2005 – CEDF, Art. 142:
I origem histórica, natureza e contexto da instituição;
II fundamentos norteadores da prática educativa;
III missão e objetivos institucionais;
IV organização pedagógica da educação e do ensino oferecidos;
V organização curricular e respectivas matrizes;
VI processos de avaliação da aprendizagem e de sua execução;
VII estratégias para a sua implementação: recursos físicos, didático-metodológicos, pessoal docente, de serviços especializados e de apoio;
VIII gestão administrativa e pedagógica.
Todos os sujeitos envolvidos nos processos educativos da instituição educacional devem participar de sua construção. A promoção e a participação em reuniões, a eleição do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Mestres, a escolha de representantes de cada segmento para expressar suas idéias e defender seus objetivos devem ser estratégias utilizadas pela instituição educacional, sob a mediação de seu gestor.
Nessa perspectiva, o foco na gestão escolar ganha destaque no desenho das políticas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com a implantação da Gestão Compartilhada.
Essa gestão se dá mediante a assinatura do Termo de Compromisso2, tendo como objetivo e finalidade assegurar a construção coletiva da Proposta Pedagógica da Instituição Educacional, cujo eixo é a inclusão educacional, com participação dos segmentos, inclusive dos conselhos escolares, indispensáveis para que se favoreça a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, bem como a construção de valores, por meio de práticas pedagógicas que propiciem o exercício da cidadania.
Para tanto, faz-se necessário cumprir metas e indicadores educacionais e de gestão, definidos pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, observadas as especificidades da instituição educacional, a partir do ano letivo de 2008.
Para tanto, faz-se necessário cumprir metas e indicadores educacionais e de gestão, definidos pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, observadas as especificidades da instituição educacional, a partir do ano letivo de 2008.
Assim, espera-se que cada instituição educacional, tendo por base as diretrizes norteadoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, possa elaborar sua proposta pedagógica, partilhando suas experiências, enriquecendo e agilizando uma mudança com vistas à promoção de uma nova cultura educacional comprometida com a gestão da aprendizagem, conforme preconizado pelo Art. 13 da LDB, qual seja “zelar pela aprendizagem dos alunos” e, assim, formar cidadãos competentes, sensíveis e éticos.