Obras
ATENÇÃO ALUNOS!!!!
OBRAS DO PAS
Obras
literárias:
-O Príncipe - Maquiavel;
-A Apologia de Sócrates - Platão;
-Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga;
-Seleção de poemas de Gregório de Matos;
-Artigos da revista Darcy: nº 7 ago/set/2011 "Dossiê O que resta do plano?" e "Jovens que evaporam";
-Artigo de Carlos Haag "Nos ombros de gigantes mágicos", da revista pesquisa FAPESP, edição especial maio/2012.
Obras teatrais:
-Antígona - Sófocles.
Obras musicais:
-Chorus 10 - Rasga coração (Villa Lobos);
-Carmina Burana (Carl Orff), O Fortunna, Solo Soprano e Solo Barítono;
-Primavera - Vivaldi;
-Vida Loka parte II - Racionais MC's;
-Camaro Amarelo - Munhoz e Mariano;
-Cuitelinho (versão de Pena Branca e Xavantinho);
-Manifestações culturais populares dos festejos de Congada e Catira, do Centro-oeste;
-Infortúnio - Arrigo Barnabé;
-Uma canção desnaturada, Palavra de Mulher, Aquela Mulher e Las muchachas de Copacabana.
Obras artísticas:
-Os Guerreiros (Os Candangos) - Bruno Giorgi;
-Crianças de açúcar - Vik Muniz;
-Dança dos Tarairiu (Tapuias)-s/d, Servo de Dom Miguel de Castro com cesto decorado-s/d - Albert Van Eckhout.
-O Príncipe - Maquiavel;
-A Apologia de Sócrates - Platão;
-Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga;
-Seleção de poemas de Gregório de Matos;
-Artigos da revista Darcy: nº 7 ago/set/2011 "Dossiê O que resta do plano?" e "Jovens que evaporam";
-Artigo de Carlos Haag "Nos ombros de gigantes mágicos", da revista pesquisa FAPESP, edição especial maio/2012.
Obras teatrais:
-Antígona - Sófocles.
Obras musicais:
-Chorus 10 - Rasga coração (Villa Lobos);
-Carmina Burana (Carl Orff), O Fortunna, Solo Soprano e Solo Barítono;
-Primavera - Vivaldi;
-Vida Loka parte II - Racionais MC's;
-Camaro Amarelo - Munhoz e Mariano;
-Cuitelinho (versão de Pena Branca e Xavantinho);
-Manifestações culturais populares dos festejos de Congada e Catira, do Centro-oeste;
-Infortúnio - Arrigo Barnabé;
-Uma canção desnaturada, Palavra de Mulher, Aquela Mulher e Las muchachas de Copacabana.
Obras artísticas:
-Os Guerreiros (Os Candangos) - Bruno Giorgi;
-Crianças de açúcar - Vik Muniz;
-Dança dos Tarairiu (Tapuias)-s/d, Servo de Dom Miguel de Castro com cesto decorado-s/d - Albert Van Eckhout.
Obras da 2ª etapa - PAS
Obras
literárias:
-Um homem célebre, Noite de almirante, O alienista e Conto de escola - Machado de Assis;
-O que é o esclarecimento - Immanuel Kant;
-O discurso do método - Rene Descartes;
-Declaração universal dos direitos humanos ONU 1948.
-Plástico vegetal (revista FAPESP edição 174 - agosto de 2010);
-Laboratório a céu aberto e o vídeo especial Biota Educação IV - Cerrado (revista FAPESP edição 208 - junho de 2013);
-O cortiço - Aluísio Azevedo;
-Poema I - Juca Pirama canto IV (Gonçalves Dias).
-Almanaque Brasil Socioambiental 2008 (Instituto Socioambiental (ISA))
-Constituição Federal , Capítulo II, Direitos Fundamentais Artigos do 6º ao 11º (Congresso Nacional Constituinte - Brasil - 1988).
Obras teatrais:
-Casa de bonecas - Henrik Ibsen.
Obras musicais:
-3ª pessoa do plural - Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinger);
-Tribunal do Feicebuque - Tom Zé (Marcelo Segreto/Gustavo Galo/Tatá Aeroplano/Emicida);
-Santuário - Jenipapo;
-Sobradinho (interpretada por Sá, Rodrix e Guarabira);
-V sinfonia em Dó Menos Primeiro movimento Quinta Sinfonia - Ludwig Beethoven;
-Em plena lua de mel - Pedra Letícia (Clayton/Cleide);
-Billie Jean (Michael Jackson na versão de Caetano Veloso);
- Nega maluca - Fernando Lobo/Evaldo Ruy.
-Eleanor Rigby - Beatles;
-Odeon - Ernesto Nazareth;
-O Guarani - Carlos Gomes;
-Coco e Repente (gênero musical);
-Prelúdio e fuga nº 1 em Dó Maior, de Bach.
Obras artísticas:
-Cartas para Angola - Coraci Ruiz e Júlio Matos (audiovisual);
-Invasores ou excluídos - Cesar Mendes, Dulcídio Siqueira e Universidade de Brasília (audiovisual);
-Índios no Brasil: Quem são eles? - Ministério da Educação (audiovisual);
-Trecho do documentário Visita à Krajcberg - Roberto Moreira (audiovisual);
-Encontros - Franz Krajberg;
-São Miguel Arcanjo - Veiga Vale;
-Bartira - Victor Brecheret;
-O Pensador - Auguste Rodin;
-Apolo e Dafnne - Gian Lorenzo Bernini;
-Sessão do Conselho de Estado que decidiu a Independência , 1922 óleo sobre tela, c.i.e 210x265 cm Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro, RJ) Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida (Georgina de Albuquerque);
-Mata reduzida a carvão - Felix Taunay;
-Autorretrato probabilístico - Valdemar Cordeiro;
-Sufocamentos - Pedro David;
-Museu da Boa Morte (Museu de Arte Sacra de Goiás Velho);
-Louis XIV - Hycenthe Rigaud;
-Eros e Psique - Antônio Canova;
-Via Láctea: Constelação da Serpente (2005) - Gilvan Samico;
-De onde viemos?O que somos?Para onde vamos? (1887) - Paul Gauguin;
-A Redenção de Cam (1895) - Modesto Broccos y Gomes;
-Serigrafias sobre fotografias, com Pelé e Michael Jackson - Andy Warhol.
-Um homem célebre, Noite de almirante, O alienista e Conto de escola - Machado de Assis;
-O que é o esclarecimento - Immanuel Kant;
-O discurso do método - Rene Descartes;
-Declaração universal dos direitos humanos ONU 1948.
-Plástico vegetal (revista FAPESP edição 174 - agosto de 2010);
-Laboratório a céu aberto e o vídeo especial Biota Educação IV - Cerrado (revista FAPESP edição 208 - junho de 2013);
-O cortiço - Aluísio Azevedo;
-Poema I - Juca Pirama canto IV (Gonçalves Dias).
-Almanaque Brasil Socioambiental 2008 (Instituto Socioambiental (ISA))
-Constituição Federal , Capítulo II, Direitos Fundamentais Artigos do 6º ao 11º (Congresso Nacional Constituinte - Brasil - 1988).
Obras teatrais:
-Casa de bonecas - Henrik Ibsen.
Obras musicais:
-3ª pessoa do plural - Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinger);
-Tribunal do Feicebuque - Tom Zé (Marcelo Segreto/Gustavo Galo/Tatá Aeroplano/Emicida);
-Santuário - Jenipapo;
-Sobradinho (interpretada por Sá, Rodrix e Guarabira);
-V sinfonia em Dó Menos Primeiro movimento Quinta Sinfonia - Ludwig Beethoven;
-Em plena lua de mel - Pedra Letícia (Clayton/Cleide);
-Billie Jean (Michael Jackson na versão de Caetano Veloso);
- Nega maluca - Fernando Lobo/Evaldo Ruy.
-Eleanor Rigby - Beatles;
-Odeon - Ernesto Nazareth;
-O Guarani - Carlos Gomes;
-Coco e Repente (gênero musical);
-Prelúdio e fuga nº 1 em Dó Maior, de Bach.
Obras artísticas:
-Cartas para Angola - Coraci Ruiz e Júlio Matos (audiovisual);
-Invasores ou excluídos - Cesar Mendes, Dulcídio Siqueira e Universidade de Brasília (audiovisual);
-Índios no Brasil: Quem são eles? - Ministério da Educação (audiovisual);
-Trecho do documentário Visita à Krajcberg - Roberto Moreira (audiovisual);
-Encontros - Franz Krajberg;
-São Miguel Arcanjo - Veiga Vale;
-Bartira - Victor Brecheret;
-O Pensador - Auguste Rodin;
-Apolo e Dafnne - Gian Lorenzo Bernini;
-Sessão do Conselho de Estado que decidiu a Independência , 1922 óleo sobre tela, c.i.e 210x265 cm Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro, RJ) Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida (Georgina de Albuquerque);
-Mata reduzida a carvão - Felix Taunay;
-Autorretrato probabilístico - Valdemar Cordeiro;
-Sufocamentos - Pedro David;
-Museu da Boa Morte (Museu de Arte Sacra de Goiás Velho);
-Louis XIV - Hycenthe Rigaud;
-Eros e Psique - Antônio Canova;
-Via Láctea: Constelação da Serpente (2005) - Gilvan Samico;
-De onde viemos?O que somos?Para onde vamos? (1887) - Paul Gauguin;
-A Redenção de Cam (1895) - Modesto Broccos y Gomes;
-Serigrafias sobre fotografias, com Pelé e Michael Jackson - Andy Warhol.
Obras da 3ª etapa - PAS
Obras
literárias:
- Zwkrshjistão;
- Revista Fapesp Revolução Genômica, (jun./jul. 2008) sobre Jan Hoeijmakers;
- Dossiê Darwin, da revista Darcy (número 1);
- Felicidade clandestina e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector;
- Crepúsculo dos Ídolos - A Filosofia a Golpes de Martelo - Friedrich Nietzsche;
- Almanaque Brasil socioambiental 2008 - ISA;
- Constituição Federal – Título II, capítulo IV, artigos 14 a 17; e Título IV, capítulo I, seções I a IV, artigos 44 a 56.;
- O operário em construção, de Vinícius de Moraes;
- Visao 1944 e Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade;
- A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa;
- Porque não sou cristão, de Bertrand Russel;
- São Bernardo, de Graciliano Ramos;
- O analfabeto político, de Bertold Brecht;
- Campeões do mundo, de Dias Gomes.
- Revista Fapesp Revolução Genômica, (jun./jul. 2008) sobre Jan Hoeijmakers;
- Dossiê Darwin, da revista Darcy (número 1);
- Felicidade clandestina e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector;
- Crepúsculo dos Ídolos - A Filosofia a Golpes de Martelo - Friedrich Nietzsche;
- Almanaque Brasil socioambiental 2008 - ISA;
- Constituição Federal – Título II, capítulo IV, artigos 14 a 17; e Título IV, capítulo I, seções I a IV, artigos 44 a 56.;
- O operário em construção, de Vinícius de Moraes;
- Visao 1944 e Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade;
- A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa;
- Porque não sou cristão, de Bertrand Russel;
- São Bernardo, de Graciliano Ramos;
- O analfabeto político, de Bertold Brecht;
- Campeões do mundo, de Dias Gomes.
Obras musicais:
- Cidadão - Zé Ramalho;
- Até quando esperar – Plebe Rude;
- Brasil com P – GOG;
- Panis et Circenses – Os Mutantes;
- Primavera – Pato Fu;
- Paparazzi – Lady Gaga;
- Epitáfio - Titãs;
- Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vinícius de Moraes;
- The girl from ipanema - Norman Gimbel;
- Quero que vá tudo pro inferno - Roberto e Erasmo Carlos;
- Quero que vá tudo pro inferno - Jota Quest;
- Côco Dub - Nação Zumbi;
- Cotidiano - Chico Buarque.
- Até quando esperar – Plebe Rude;
- Brasil com P – GOG;
- Panis et Circenses – Os Mutantes;
- Primavera – Pato Fu;
- Paparazzi – Lady Gaga;
- Epitáfio - Titãs;
- Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vinícius de Moraes;
- The girl from ipanema - Norman Gimbel;
- Quero que vá tudo pro inferno - Roberto e Erasmo Carlos;
- Quero que vá tudo pro inferno - Jota Quest;
- Côco Dub - Nação Zumbi;
- Cotidiano - Chico Buarque.
PAS 2013
21/01/2013 - EDUCAÇÃO
Novidades nos Objetos de Avaliação do PAS para 2013
O documento final dos Objetos de Conhecimento, incluindo as novas obras, deve ser disponibilizado até março.
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB
A Gerência de Interação Educacional Cespe/UnB, em conjunto com o Grupo de Sistematização e a Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), realizou durante o segundo semestre de 2012 a Revisão de Obras dos Objetos de Conhecimento da Matriz de Avaliação da primeira etapa do PAS. O documento, que propõe mudanças no conjunto de obras utilizadas (livros, filmes, obras de arte, peças teatrais, músicas), foi aprovado em reunião da Comissão de Acompanhamento, no final de dezembro, e as mudanças passam a valer para a primeira etapa do Subprograma 2013.
As obras servem como referência, porém não exclusivas, para a elaboração das provas. Cada uma delas deve ainda estar vinculada a, no mínimo, cinco Objetos de Conhecimento para que seja selecionada.
O consultor da Gerência de Interação Educacional do Cespe/UnB, Rogério Basali, explica qual foi o objetivo das mudanças: “A revisão buscou equilibrar melhor a distribuição entre obras verbais e não verbais sugeridas para essa etapa. Além disso, o trabalho de rever as obras permite a atualização de diversos aspectos importantes para a avaliação e, para isso, novas obras foram incluídas”.
NOVIDADE – As mudanças aprovadas pela Comissão incluem uma seleção de artigos da Revista Darcy – uma publicação da UnB – e também de textos da Revista Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “A inclusão dos textos de divulgação científica é uma das novidades para essa primeira etapa”, conta Basali.
Apesar das mudanças, algumas das obras presentes em Subprogramas anteriores permanecerão, como os filmes “Encontro com Milton Santos”, de Silvio Tendler, “Atlântico Negro – na rota dos orixás”, de Renato Barbieri, e “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim, e ainda a obra musical “I Ching”, do grupo Uakti, os textos do “Artigo 5° da Constituição Federal” e do “Almanaque Brasil Socioambiental 2008”.
O Coordenador Acadêmico do Cespe/UnB, Marcus Vinicius Soares, ressalta a importância de realizar modificações periódicas nas obras: “As alterações sugeridas neste primeiro momento serão inseridas no texto da Matriz, fazendo os ajustes necessários. A ideia é aperfeiçoar esse instrumento de avaliação, tornando-o cada vez mais acessível para todos que dele se utilizam”.
Veja abaixo o resumo preliminar das obras que foram alteradas. Os professores interessados em comentar as mudanças contidas na proposta podem se manifestar pelo e mail fpprofessores@cespe.unb.br. O texto final dos Objetos de Conhecimento será disponibilizado até março, no endereço eletrônico www.gie.cespe.unb.br.
Textos:
Substituição de “O Discurso da Servidão Voluntária” (La Boettie) por “O Príncipe” (Maquiavel);
Inclusão da obra “A Apologia de Sócrates” (Platão);
Substituição da obra “Cartas Chilenas” por “Marília de Dirceu” (Tomas Antonio Gonzaga);
Substituição de “A Alma Encantadora das Ruas” (João do Rio) por “Seleção de poemas de Gregório de Matos”;
Inclusão dos artigos da Revista Darcy: nº 7 ago/set/2011 “Dossiê O que resta do Plano?” e “Jovens que evaporam”;
Inclusão do artigo de Carlos Haag “Nos ombros de gigantes mágicos”, da Revista Pesquisa FAPESP, edição especial maio/2012;
Teatro:
Substituição de “A Pele do Lobo” (Artur de Azevedo) por “Antígona” (Sófocles);
Música:
Substituição de “Bachiana 4” por “Chorus 10 – Rasga Coração” (Villa-Lobos);
Substituição de “Carmen” (Bizet) por “Carmina Burana” (Carl Orff) “O Fortunna”; “Solo Soprano” e “Solo Barítono”;
Exclusão da obra musical de Hildegard Von Bingen;
Exclusão da obra musical “Sadnnes”, de Enigma;
Exclusão da obra musical “Sweeet Lullaby”;
Inclusão da obra musical “Primavera”, de Vivaldi;
Exclusão de NX Zero: “Daqui pra frente” e “Cedo ou tarde”;
Exclusão da obra musical “Pro dia nascer feliz”, Cazuza;
Exclusão da obra musical “Músicas de índios brasileiros”- “Marlui Miranda”
Exclusão da obra musical “Olhos coloridos”, de Macau, com Sandra de Sá e Funk como le gusta;
Inclusão da obra musical “Vida Loka parte II”, de Racionais MC
Inclusão de “Camaro Amarelo”, de Munhoz e Mariano;
Inclusão da obra musical “Cuitelinho” (domínio público), na versão de Pena Branca e Xavantinho;
Inclusão das manifestações culturais populares dos festejos de “Congada” e “Catira” do Centro-Oeste
Inclusão da obra musical “Infortúnio”, de Arrigo Barnabé;
Exclusão das músicas “Eu nasci há dez mil anos atrás” (Raul Seixas) na versão Móveis Coloniais, e “Eu nasci com fama” (Móveis Coloniais de Acaju);
Exclusão da obra “A violeira”, de Chico Buarque, na versão de Mônica Salmaso;
Substituição na “Ópera do Malandro” de “O casamento dos pequenos burgueses”, “Hino de Duran”, “Se eu fosse o teu patrão ou Tango do covil”, “Ópera”, por “Uma canção desnaturada”, “Palavra de mulher”, “Aquela mulher”, e “Las muchachas de Copacabana”;
Artes Visuais:
Exclusão da obra “Vacas”, de Artes Visuais;
Exclusão da obra “Estátua de Carlos Drummond de Andrade”;
Exclusão da obra “grafites” (Os Gêmeos);
Exclusão da obra “pinturas rupestres”;
Exclusão da obra “A Velha” – 1513;
Exclusão da obra “Moça com brinco de pérolas”;
Substituição das obras “Meteoro” e “Condor” pela obra “Os Guerreiros” (Os Candangos), de Bruno Giorgi;
Exclusão da obra “Pelourinho”;
Exclusão da obra “Stonehenge”;
Exclusão da obra “O Beijo”, de Waldemar Cordeiro;
Substituir a obra “O Acampamento dos Sem Terra”, de Sebastião Salgado, pela série “Crianças de açúcar”, de Vik Muniz;
Inclusão das obras “Dança dos Tarairiu”(Tapuias) – s/d e “Servo de Dom Miguel de Castro com Cesto Decorado” – s/d, de Albert Van Eckhout (1610-1666).
PAS-2012
Obras recomendadas
1 | A alma encantadora das ruas | ||
2 | A pele do Lobo | ||
3 | A velha (Rainha de Tunis) 1513 | ||
4 | Acampamento dos sem terra (fotografias) | ||
5 | Almanaque Brasil Socioambiental 2008 | ||
6 | Ópera Carmen - Bizet | ||
7 | Artigo 5 da const. Da rep. Fed. Do brasil 1988 | ||
8 | As vacas | ||
9 | Atlântico negro na rota dos Orixás | ||
10 | Autorretratos Frida Kahlo | ||
11 | Azulejos de Athos Bulcão | ||
12 | Bachianas Brasileiras (Bachiana nº 4) | ||
13 | Capela Nossa Senhora do Rosário, 1951 | ||
14 | Capoeira | ||
15 | Caribó | ||
16 | Cartas Chilenas | ||
17 | Cedo ou tarde | ||
18 | Condor - 1979 | ||
19 | Daqui pra frente | ||
20 | Desenhos e Vitrais | ||
21 | Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá | ||
22 | Escultura Meteoro - 1967 | ||
23 | Estátua de carlos drumomond de andrade | ||
24 | Este mundo da injustiça globalizada | ||
25 | Estocolmo 72 | ||
26 | Obras Escher | ||
27 | Eu nasci com fama | ||
28 | Eu nasci há dez mil anos atrás | ||
29 | Exposição das Vacas - Avenida Paulista - 2005 | ||
30 | Fala, Amendoeira | ||
31 | Festejos para manifestações de cultura popular | ||
32 | Funk carioca | ||
33 | Grafite, pichação e arte pública | ||
34 | Grafites - Os Gêmeos | ||
35 | Grupo Uakti | ||
36 | Hino de Duran | ||
37 | I Ching | ||
38 | Igrejinha de Brasília | ||
39 | Kuduro angolano | ||
40 | L´amour est um oiseaux rebelle | ||
41 | Manifestações Carnavalescas e populares (capoeira, carimbó e marabaixo) | ||
42 | Marabaixo | ||
43 | mestre didi | ||
44 | Moça com brinco de pérola | ||
45 | Música de concerto festival de inverno de campos de jordão | ||
46 | Música dos índios brasileiros | ||
47 | O beijo 1967 | ||
48 | O Discurso da Servidão voluntária | ||
49 | Olhos Coloridos | ||
50 | Ópera Carmen | ||
51 | Ópera do Malandro | ||
52 | Oração dos desesperados | ||
53 | Pelourinho - Salvador | ||
54 | Pinturas rupestres de Lagoa Santa | ||
55 | Pirâmides Astecas - México | ||
56 | Pro dia nascer feliz | ||
57 | Produções ilusórias | ||
58 | Protocolo de Kyoto | ||
59 | registros rupestres da Região de Lagoa Santa | ||
60 | Relatório Brundtland | ||
61 | Rio + 10 | ||
62 | Rio/Eco 92 | ||
63 | Ruínas Stonehenge | ||
64 | Sadeness | ||
65 | Se eu fosse o teu patrão | ||
66 | Sítios arqueológicos brasileiros | ||
67 | Stonehenge | ||
68 | Sweet Lullaby | ||
69 | Synphoniae | ||
70 | Tango do covil | ||
71 | Teatro Nacional | ||
72 | Toreador Votre toast, je peaux vou le rendre | ||
73 | Violeira |
1ª ETAPA
Livros e textos
• O Discurso da Servidão Voluntária, de Etienne de La Boétie
• Almanaque Brasil Socioambiental 2008, do Instituto Socioambiental*
• Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, 1988
• A pele do lobo, de Arthur de Azevedo (peça teatral)
• Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga
• A alma encantadora das ruas, de João do Rio
• Textos contemporâneos a serem definidos
Músicas
• Symphonia e (principalmente a antiphona O quam mirabilis est, De patriarchis et prophetis), de Hildegard Von Bingen
• Hino de Duran, O casamento dos pequenos burgueses, Se eu fosse o teu patrão,
• Ópera e Tango do covil, da Ópera do Malandro, de Chico Buarque
• Ópera Carmen, de Bizet
• Bachiana nº 4, de Heitor Villa-Lobos
• Eu nasci com fama, do grupo Móveis Coloniais de Acaju
• Eu nasci há dez mil anos atrás, de Raul Seixas e Paulo Coelho, cantada por Móveis Coloniais de Acaju
• Daqui pra frente e Cedo ou tarde, do NX Zero
• Pro dia nascer feliz, Cazuza
• Sweet Lullaby, do Deep Forest
• Sadeness, do Enigma
• Violeira, de Chico Buarque e Tom Jobim
• Obra de Marluí Miranda e do grupo Uaktí
• Funk (a música ainda será definida)
Filmes
• Atlântico negro na rota dos Orixás, de Renato Barbieri
• Para o dia nascer feliz, de João Jardim
• Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler
Artes visuais
• Pinturas rupestres realizados na Região de Lagoa Santa (Minas Gerais)
• Grafites dos artistas conhecidos como Os Gêmeos
• Moça com brinco de pérola, 1665, de Jan Veermer
• A velha (Rainha de Tunis), 1513, de Quentin Massys
• O Beijo, 1967, de Valdemar Cordeiro
• Auto-retratos da artista mexicana Frida Kahlo
• Fotografias do acampamento de Sem Terra em Rio Bonito do Iguaçu (Paraná) feitas 1996 por Sebastião Salgado
• Esculturas de Mauritius Cornélius Escher
• Arquitetura do Teatro Nacional de Brasília, de Oscar Niemeyer
• Blocos do Teatro Nacional de Brasília, de Athos Bulcão
• Pirâmides incas de Machu Picchu, no Peru
• Desenhos e vitrais de Henri Matisse, da Capela Nossa Senhora do Rosário em Vence, na França
• Azulejos de Athos Bulcão na Igreja Nossa Senhora de Fátima de Brasília (Igrejinha da 307/308 Sul)
• Exposição das Vacas espalhadas pela Avenida Paulista (em 2005)
• Escultura Meteoro, de Bruno Giorgi (no Palácio do Itamaraty)
• Escultura Condor, de Bruno Giorgi (na Praça da Sé, em São Paulo)
• Ruínas de Stonehenge, na Inglaterra
• Estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana (RJ), de Leo Silveira — referência ao poema do escritor Fala, Amendoeira.
BAIXE AQUI OS LIVROS DO PAS 1ª ETAPA
discurso da servidao voluntaria pdf
livro a alma encantadora das ruas
A PELE DO LOBO Artur Azevedo
CARTAS CHILENAS Tomas Antonio Gonzaga
Artigo 5º da Constituição
2ª ETAPA
Livros e textos
-Dom Casmurro, de Machado de Assis.
-Otelo, o mouro de Veneza, de William Shakespeare.
-Ensaio Sobre o Entendimento Humano (1690), de John Locke (1632 –1704) .
-Cândido, ou o otimismo (1759), de Voltaire (François-Marie Arouet, Paris, 1694-1778) .
-Os miseráveis, de Victor Hugo..
-Almanaque Brasil Socioambiental 2008, do Instituto Socioambiental (ISA) .
-Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão (Assembléia Nacional Constituinte, França, 1789) .
-Constituição Federal, Capítulo II, Direitos Sociais Fundamentais Artigos do 6º ao 11º (Congresso Nacional Constituinte, Brasil, 1988)
Filmes
-Quem são eles? (Índios no Brasil), do Ministério da Educação .
-Quanto vale ou é por quilo, de Sérgio Bianchi
-Invasores ou excluídos, de Cesar Mendes e DulcídioSiqueira e Universidade de Brasília.
Artes cênicas
-Comédia del’arte, surgida na Itália (séc. 16) .
-Teatro Medieval Religioso. -Teatro Jesuítico no Brasil.
-Comédia del’Arte.-Teatro Elisabetano .
-Teatro épico de Brecht .
Músicas
-Subida do Morro, de Moreira da Silva.
-Você não soube me amar, da Blitz.
-Quereres, de Caetano Veloso.
-Billie Jean, de Michael Jackson .
-I dreameda dream, do musical Les Miserables, 1980, de Alain Boublilcom música de Claude-Michel Schönberg. Interpretação: Susan Boyle. -Matança, de Jatobá, cantada por Xangai.
-Fado Tropical, de Chico Buarque de Holanda.
-Disseram que eu voltei americanizada, de Luiz Peixoto e Vicente Paiva cantada por Carmem Miranda
-Cantata 140 (Wachetauf, ruftuns die Stimme); Coro 1
–Wachetauf, ruftuns die–Stimme; Coro 4
–Zionhortdie Wächter Singen; e Ária 6 –dueto soprano e baixo, de Johann Sebastian Bach.
-Missa de Réquiem K 626, de W. Amadeus Mozart.
-Missa de Réquiem CPM 185, de Padre José Maurício Nunes Garcia.
-Para ti Ponta Porã, de Dino Rocha .
-Feira de Mangaio, de Sivuca.-Milongaspara as missões, de Gilberto Monteiro com Renato Borguettie Vítor e Léo
.-Forró Classudo, de Toninho Ferragutti.
-Carnaval dos Animais: Introdução; Tartaruga; Os fósseis, de Saint Saëns.-Aboio, tema da abertura do Auto da Compadecida.
-Rock das Cachorras, de Léo Jayme com Eduardo Dusek.
-Kaiowas, do Sepultura .
Artes visuais
-De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?, 1887, de Paul Gauguin
.-Redenção de Cam, 1895, de Modesto Broccosy Gomes.
-Metamorfose Cultural, 1997, de Nelson Screnci
.-Túmulo Ausência (séc. 20), cemitério do Morumbi-SP, de GalileoEmendabili.
-Os profetas e Os Doze Passos da Paixão, (1796-1799), em Minas Gerais, de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho .
-Esculturas Ave Maria, de Victor Brecheret, no Mausoléu da Família, necrópole de São Paulo –SP.
-Parede de Memória, 1994, de RosalinaPaulino.
-Adereços Cerimoniais, da tribo Kayabi, do Estado de Mato-Grosso
.-Missamóvel, 2004, de Nelson Leiner.
-Escultura O êxtase de Santa Teresa, de Bernini.
-Escultura O Torso de Adele, de Auguste Rodin.
-A Liberdade guiando o Povo, 1833, de Eugene Delacroix.
-O Quarto Estado, de Giovanni Volpato, 1901 .
-Naufrágio, de Willian Turner.
-O Semeador, de Vincent van Gogh.
-Uma Tarde na Grande Jatte, de George Seurat.
-Sagração de D. Pedro I, 1823, de Jean BaptisteDebret.
-Os ex-votos e a série de gravuras Desastres de Guerra, a partir de 1808, de Francisco de Goya.
-Os retratos Valentina, de VickMuniz.
-As fotografias Sarah Bernhardt, 1859, de Nadar.
-Intuições Atléticas, 2003 de Arthur Omar .
-As serigrafias sobre fotografia, como Pelé e Michael Jackson, de Andy Warhol.
-Escultura Bailarina de 14 anos, de Edgar Degas.
-Um bar no Folies-Bergère, 1882, de Eduard Manet
.-O Quarto, versão de 1889, de Van Gogh.
-Ensaio de Balé, 1878, de Edgar Degas.
-O Ângelus, 1859, de Jean-François Millet.
-Ascensão da Doce Borboleta nos Campos da Matança, 2007, de WanguechiMutu.
-O Jantar, de Jean-BaptisteDebret.
-A Boa Educação, século 17, de Jean –BaptisteChardin.
-Nu Feminino Deitado, 1896, de Rafael Frederico.
-Retrato de Negro, de Luis Frederico da Silva .
-Escultura Flor do Mangue, de Franz Krajberg, 1973 .
-Eldorado, 2001, de Nelson Screnci.-Um Tarde na Grande Jatte, de George Seurat
.-O Retrato, de AdeleBlockBauer, de GustavKlint.-1091 Golfo de Nápoles com o Vesúvio ao fundo, de Eliseu Visconti.
-Série de gravuras Desastres de Guerra, do artista Francisco de Goya .
BAIXE AQUI AS OBRAS DA 2ª ETAPA
Candido_-_Voltaire
LOCKE._Ensaio_Acerca_do_entendimento_humano._(Os_Pensadores)[1]
dom casmurro
OS MISERAVEIS Victor Hugo
Otelo_o_mouro_de_Veneza
declar_dir_homem_cidadao
ConstituicaoFederal
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FILMES:
1ª PARTE
2ª PARTE
3ª PARTE
3ª ETAPA
OBRAS DO PAS 3º ANO
Livros e textos:
1. Visão 1944 e Mãos dadas – Carlos Drummond de Andrade
2. A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio – João Guimarães Rosa
3. Felicidade clandestina e O ovo e a galinha – Clarice Lispector
4. O operário em construção – Vinícius de Moraes
5. Almanaque Brasil socioambiental 2008
6. Constituição Federal – Título II, capítulo IV, artigos 14 a 17; e Título IV, capítulo I, seções I a IV, artigos 44 a 56
7. Zwkrshjistão (http://acepipesescritos.blogspot.com/search/label/zwkrshjist%C3%A3o)
8. Crepúsculo dos Ídolos – A Filosofia a Golpes de Martelo – Friedrich Nietzsche
9. Porque não sou cristão – Bertrand Russel
10. São Bernardo – Graciliano Ramos
11. O analfabeto político – Bertold Brecht
12. Revolução Genômica – Revista Fapesp (jun./jul. 2008) sobre Jan Hoeijmakers2 e Rob DeSalle3
13. Dossiê Darwin – revista Darcy (número 1)4
Obs : obras 12 e 13
2Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3566&bd=1&pg=1
3 Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3590&bd=1&pg=1&lg
4 Disponível em http://www.revistadarcy.unb.br/?page_id=22
14. Campeões do mundo( Peça) de Dias Gomes
Músicas:
1. Panis et Circenses – Mutantes
2. Cidadão – Zé Ramalho
3. Até quando esperar – Plebe Rude
4. Paparazzi – Lady Gaga
5. O Manto da Apresentação – Arthur Bispo
6. Brasil com P – GOG
7. Côco Dub – Nação Zumbi
8. A Terceira Margem do Rio – Caetano Veloso e Milton Nascimento
9. Suite for Toy Piano (Suíte para piano de brinquedo), de John Cage –
10. Música de Brinquedo – Patu Fu
11. Cavalo marinho – Mestre Salu
12. Primavera – Cassiano e Silvio Rochae
13. Cotidiano – Chico Buarque
14. Garota de Ipanema – Vinicius de Moraes e Tom Jobim
15. Motet em Ré m
16. Beba Coca Cola – Gilberto Mendes e Décio Pignatari
17. A História do Soldado – Stravinsky (Três danças: Tango, Valsa e Ragtime e A Marcha do Soldado)
18. Epitáfio – Titãs
19. Quero que vá tudo pro inferno – Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Obras de artes:
1. O manto da apresentação, de Arthur Bispo do Rosário
2. Túmulo de Lydia Piza de Rangel Moreira, no Cemitério da Consolação, de Celso Antonio
3. Mural da Igrejinha (Brasília – DF) de Luis Galeno
4. Deuses de um novo mundo, de José Clemente Orozco
5. Painel Guerra e Paz de Cândido Portinari
6. Guernica de PabIo Picasso
7. Império do efêmero de René Magrite
8. A criança geopolítica observando o nascimento de um novo mundo de Salvador Dalí
9. Talheres de Arthur Bispo do Rosário
10. Inserções em circuitos ideológicos de Cildo Meireles
11. Aranha de Louise Bourgeois
12. Roda de Bicicleta e Nu descendo a escada de Marcel Duchamp
13. O grito, de Edward Münch,
14. Abaporu e O pescador, de Tarsila do Amaral
15. Cisnes refletindo elefantes, de Salvador Dalí
16. A noiva do vento, de Oscar Kokoschka
17. Lesartes, de Tunga
18. Parangolés, de Hélio Oiticica
19. Terno de feltro, de Josef Beuys,
20. Mona Lisa, de Botero
21. Body Builders, de Alex Fleming
22. Marlene Dietrich, de Vick Muniz
23. Formas únicas em movimento, de Umberto Boccione
24. Roda de Bicicleta, de Marcel Duchamp
25. Complexo arquitetônico Esplanada dos Ministérios, de Lucio Costa
26. Êxodos: Programa Educacional: Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporâneo – fotografias de Sebastião Salgado (Disponível em http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/644)
27. Painéis de azulejo de Athos Bulcão em Brasília
28. Autoretrato com macaco, de Frida Kahlo
29. Autoretrato, de Egon Shiele
30. Túmulo da família Rangel Moreira
31. Nu, de Lucien Freud
32. Bicudo, de Rui Amaral
33. A História do Soldado de Igor Stravinsky
34. Assim falava Zaratustra, de Richard Strauss (Einleitung – O amanhecer – e Da ciência)
35. Improvisação número 23, de Kandinsky
Filmes :
1. Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão
2. Estamira, de Marcos Prado
3. Encontro com Milton Santos, de Sílvio Tendler
BAIXE AQUI OS LIVROS DO PAS 3ª ETAPA
crepusculo dos idolos
A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Clarice_Lispector_-_Felicidade_Clandestina_E_Outros_Contos
São+Bernardo+-+Graciliano+Ramos
Vinicius-de-Moraes_Operário-em-Construção
russell_por_que_nao_sou_cristao
Visao_1944_e_Maos_Dadas
Vestibular UnB 2012
15.10.2012
UnB destinará 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas em 2013
Decisão do Cepe não afeta sistema de cotas para negros, que destina 20% da oferta do vestibular para esse segmento da população
Dayene Peixoto - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Dayene Peixoto - Da Secretaria de Comunicação da UnB
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O edital do Vestibular 2013 da Universidade de Brasília terá reserva de 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas. Além disso, mais 20% das vagas continuarão reservadas para candidatos negros. Dessa forma, 32,5% das 2.092 vagas oferecidas serão destinados a algum tipo de cota. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) também será modificado para destinar 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas. No PAS não há cotas específicas para negros. A Universidade aguarda a publicação de um decreto do Ministério da Educação (MEC) para publicar os novos editais. O decreto vai regular a Lei de Cotas que destina 50% das vagas das universidades federais para estudantes que cursaram os três anos do ensino médio em escola pública.
Pela lei, as universidades devem se adaptar à lei até 2016, iniciando o processo imediatamente com pelos menos 12,5% das vagas. O decreto servirá principalmente para esclarecer como integrar alunos pretos, pardos, indígenas e de baixa renda neste mesmo percentual. O decano de Graduação, José Américo Garcia, explicou que, das 523 vagas da Lei de Cotas, metade será destinada a estudantes de baixa renda e a outra metade aos outros alunos de escolas públicas. "O aluno terá de fazer a opção por qual sistema ele prefere concorrer", afirmou. "É preciso deixar claro que a Lei de Cotas não afeta o sistema de cotas para negros instituído pela UnB em 2004."
Instituídas em 2004, as cotas para negros (20% do total) deverão ser reavaliadas em 2014, de acordo com decisão do Conselho Universitário à época. As 20 vagas destinadas ao vestibular para indígenas, de caráter extra, também não passarão por mudanças até 2014 em decorrência do contrato da Universidade com a Fundação Nacional do Índio (Funai).
CEPE - A aplicação do percentual mínimo previsto pela Lei de Cotas foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UnB nesta quarta-feira, 11. A discussão sobre o tema foi permeada por dúvidas sobre a Lei, sobre a assistência aos novos estudantes e sobre sua influência sobre outros programas de reserva de vagas. “Temos de ter em mente a importância de políticas de assistência elaboradas pela Universidade para garantir que os alunos cotistas tenham possibilidade de tirar o máximo de proveito do ensino”, afirmou o estudante Nicolas Powidayko Vanzela, do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
CEPE - A aplicação do percentual mínimo previsto pela Lei de Cotas foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UnB nesta quarta-feira, 11. A discussão sobre o tema foi permeada por dúvidas sobre a Lei, sobre a assistência aos novos estudantes e sobre sua influência sobre outros programas de reserva de vagas. “Temos de ter em mente a importância de políticas de assistência elaboradas pela Universidade para garantir que os alunos cotistas tenham possibilidade de tirar o máximo de proveito do ensino”, afirmou o estudante Nicolas Powidayko Vanzela, do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A vice-diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Simone Perecmanis, propôs a criação de uma comissão permanente na Universidade, a cargo do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), com o fim de assegurar a permanência dos novos alunos cotistas na instituição. “O problema da evasão dos cotistas não está relacionado ao acompanhamento do ritmo do ensino, mas sim ao fato de eles não estarem seguros do que querem quando ingressam na vida acadêmica. Este é um fato que deve ser trabalhado ainda no ensino médio, de forma que esses alunos entrem na universidade com um amadurecimento maior em relação ao futuro profissional”, acredita.
O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Isaac Roitman, resumiu os pontos que devem ser pensados e considerados pela política da Universidade. “Com a aplicação da lei, ganham destaque novamente as questões da qualidade do ensino médio público, a maturidade na escolha de cursos dos alunos que vão ingressar nas universidades e a permanência destes alunos cotistas durante a formação”, apontou. “A reserva garantida pela lei é feita por cursos. O anseio do Departamento de Música é que, com a segregação, não apareçam alunos qualificados na prova de habilidade específica, em número suficiente para cada tipo de cota, para o preenchimento do número de vagas no nosso curso”, pontuou a Conselheira Maria Cristina de Carvalho Azevedo, do Departamento de Música.
A antropóloga Natália Maria Machado, ex-cotista da UnB, acredita que as cotas sociais não devem concorrer com outras ações afirmativas. Para ela, as ações não se sobrepõem, mas sim se complementam. “O fato é que devemos cumprir a lei de cotas imediatamente e, apesar das controvérsias dentro da própria UnB, as preocupações do governo federal coincidem com as da instituição, o que gera confiança no cumprimento prático da norma”, afirmou o decano José Américo.
O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Isaac Roitman, resumiu os pontos que devem ser pensados e considerados pela política da Universidade. “Com a aplicação da lei, ganham destaque novamente as questões da qualidade do ensino médio público, a maturidade na escolha de cursos dos alunos que vão ingressar nas universidades e a permanência destes alunos cotistas durante a formação”, apontou. “A reserva garantida pela lei é feita por cursos. O anseio do Departamento de Música é que, com a segregação, não apareçam alunos qualificados na prova de habilidade específica, em número suficiente para cada tipo de cota, para o preenchimento do número de vagas no nosso curso”, pontuou a Conselheira Maria Cristina de Carvalho Azevedo, do Departamento de Música.
A antropóloga Natália Maria Machado, ex-cotista da UnB, acredita que as cotas sociais não devem concorrer com outras ações afirmativas. Para ela, as ações não se sobrepõem, mas sim se complementam. “O fato é que devemos cumprir a lei de cotas imediatamente e, apesar das controvérsias dentro da própria UnB, as preocupações do governo federal coincidem com as da instituição, o que gera confiança no cumprimento prático da norma”, afirmou o decano José Américo.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.